20 de abr de 2011

Não fique na superficialidade

Publicado em 5/21/2003




Desconhecido
JesusSite



"E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." (1 Samuel 16.6-7)
Vivemos na época do marketing. Os produtos são apresentados de forma a agradar à vista dos possíveis compradores. Significa dizer que nós, seres humanos, nos deixamos seduzir pelo que vemos e muitas vezes nos arrependemos pelas opções que fazemos.


Quando alguém deseja namorar traça um padrão de beleza. Busca alguém que agrade os seus olhos. Não se procura saber o que vai no interior da pessoa. Olha-se para a beleza exterior. Há um padrão pré-estabelecido.



O nosso texto fala justamente sobre este aspecto. Mostra como nos deixamos seduzir pela beleza exterior e por isso, muitas vezes nos envolvemos em confusões. Para evitar este tipo de situação, precisamos nos envolver com as pessoas. Devemos criar o hábito de relações francas e abertas. Relações que vão muito além da superficialidade. 



O texto de hoje mostra que não podemos selecionar as pessoas pelo simples facto delas serem bonitas e agradarem os nossos olhos. Há muita gente que deseja estar perto dos considerados "bonitos", para poder sobressair também. Há pessoas que desejam se relacionar apenas com pessoas que estão em evidência, mesmo que seja uma relacionamento superficial e banal. Há pessoas que desejamos estar ao seu lado, mas na realidade elas não tem nada para nos acrescentar. Elas interiormente são estéreis.



Aprendemos com este texto que devemos escolher as pessoas pelo seu carácter e não pela sua beleza. Infelizmente, nossas escolhas são condicionadas. Não podemos desejar ser amigo de alguém porque é conhecido de todos. Devemos desejar uma amizade porque sabemos que a pessoa tem carácter. É alguém que vai nos acrescer algo na vida. É uma pessoa que tem uma história de vida para contar. É uma pessoa que se abre e para nos escutar. 



Em uma sociedade de relacionamentos fugazes, é preciso ter coragem para aprofundar os relacionamentos para poder vir a ter uma verdadeira amizade. Não se cria uma amizade com relacionamentos fugazes. Amizades são criadas quando há profundidade.



Não deseje ter um relacionamento com alguém por causa de um palmo de rosto bonito. Saiba que mais vale uma amizade com alguém de rosto "feio", mas com beleza interior do que um relacionamento com alguém bonito, mas que vive na superficialidade e não acrescenta nada à sua vida.



Não aceite relações superficiais. Exija profundidade e qualidade.



Vamos orar:



Senhor em uma sociedade imediatista e de consumo, muitas vezes nossas amizades são assim também. Há momentos que nos deixamos seduzir pelo modismo e por uma propaganda que põe alguém em evidência.



Pai o nosso pedido é para que tu nos ajudes a desenvolver relacionamentos profundos. Que não aceitemos viver na superfície. Que olhemos para o coração e nunca para o porte físico ou para a beleza exterior. Ajuda-nos a ter a capacidade de perceber quem são as pessoas com profundidade. Ajuda-nos a elevar a fasquia e nunca diminuir. Ajuda-nos a ser pessoas de qualidade e profundidade. 



Esta é a nossa oração em nome de Jesus



Amém!

Fonte: 
___________________________________________________________

Neste contexto do Jesus site, podemos aprender algo bem interessante no que consiste a compreensão, enquanto cristãos da razão do ‘ter’ e ‘ser’ uma boa e verdadeira amizade. Sabemos que realmente na maioria das escolhas, somos forçados ou condicionados a escolher nossas amizades de acordo com uma palavrinha que tem sido muito utilizada pelo ‘meio televisivo’ que é a tal da afinidade
Palavra esta, que em minha opinião, não veio para agrupar, mas sim para separar. De forma que nós indivíduos somos condicionados a escolhermos aquelas pessoas que poderemos ser amigos, namorados e cônjuges, baseados nos critérios ‘afins’: beleza, fama, dinheiro e poder. 
Enfim, como ficarão aqueles que não estão agrupados em nenhuma categoria ‘afim’. Continuarão fora de tudo? Pensem e comentem! 


 Por Samuel Anderson




5 comentários:

Ótima reflexão.
Maravilhada com tudo que foi dito.
Que possamos não nos permitir aos relacionamentos superficiais.
Bjux

É essa a proposta de Deus para nós, relacionamento real e intenso dentro da verdade. Superficialidade te serve talvez hoje, amanhã só o que ficará é o que você de verdadeiro, se tivermos, vlw
continuem comentando...

Excelente reflexão, gostei muito, muitas vezes pensamos que amigo é aquele que sempre concorda com suas ações, até quando você está errado, amigo é aquele que lhe contradiz quando necessário, mas também concorda quando é necessário.

Parabéns ae'

Pois é thiago, precisamos sempre de amigos, e quando estes são verdadeiros... é muito bom. a prórpia biblia nos diz: " em todo tempo ama o amigo, e, na angústia nasce um irmão" .

samuel anderson

Gostei muito, ficou bem verdadeiro, pois sabemos que isso acontece e muito nos dias de hoje, principalmente no meio dos jovens. E sabemos também que o que importa é a beleza interior. De que adianta ter aqule amigo ou amiga super belo mas que na hora que vc precisa ele tem nada pra te dier, nem um jesto confortável e tal? Amigos de verdade são aqueles que não escolhemos pela beleza ou por popularidade, mas são aqueles que nos amam de verdade e são neles que podemos confiar.

Postar um comentário